segunda-feira, março 6

Nada como um dia após um outro dia

Esse título que coloco hoje é apenas pra mostrar, acredito eu, como nós devemos agir em relação a nossa cidade. Todo dia é dia, levantamos e temos nossos afazeres, mas se a cada dia aproveitarmos pra construirmos sempre em cada instante procurando fazer o melhor, seja na gentileza urbana, na atitude de bem-estar social e coletivo, no preceito de sustentabilidade da Agenda 21 (pense globalmente, aja localmente), em casa, no trabalho, na meditação, no olhar horizonte, no pensar, conseguiremos SIM reverter aos poucos o quadro de nossa cidade, através da conscientização e da educação.

Por isso nada como um dia após outro dia para a construção imaginada hoje estar pronta amanhã. E quero que meus amigos e futuros amigos venham refletir comigo sobre o que fazer aqui em Brasilia, digo logo todo o DF, para melhorar a qualidade de vida de nossa população, livre da violência em todos os seus aspectos.

Vamos refletir?

Temos um belo lago, poderíamos aproveitá-lo melhor? Como? Orla? Não invasão?
Temos eixos bem traçados, poderíamos desenvolver um sistema de transporte melhor? Ligações inter-modais? Ciclovia? Melhores e mais eficientes paradas de ônibus? Metrô? Vans? Respeito ao trânsito? Horários? Itinerários? Metronização dos ônibus?
Temos problemas de estacionamentos nos comércio locais, poderíamos criar políticas públicas par mover atividades para áreas com maior potencial de atendimento?
Temos que pensar, o que nos aflige, incomoda...
Conto com vocês.

Informo que estarei postando mais nos finais de semana e esporadicamente durante a semana.

Axé

3 comentários:

Anônimo disse...

Roberto, a idéia é ótima. Brasília é uma cidade monumento, patrimônio da humanidade, no entanto ainda tem grandes problemas urbanos e em especial o de transporte público eficiente. Estou aqui há quase 38 anos e me lembro do meu tempo de estudante da Universidade de Brasília, quando esperava ônibus para ir ao estudo e ao trabalho; hoje as coisas não estão diferentes, os ônibus são o mesmo problema, tarifas caras, são demorados, itinerários que deixam a população sempre longe dos locais onde precisam realmente ir...etc. A cidade ainda é uma cidade do automóvel, que acabou se tornando um dos símbolos de status da capital da república. E isto é péssimo, pois gera um consumo enorme de gasolina, de poluição do ar e de trânsito caótico com motoristas sempre apressados e estressados. Enfim, o grande problema que governante nenhum local ainda resolveu é realmente o do transporte de massa, eficiente e de custo razoável para a população; se refletirmos bem, chega a ser um absurdo termos que nos deslocar, considerando somente o plano piloto, de uma superquadra para a Esplanada dos Ministérios, por automóvel já que inexiste transporte regular e eficiente nos horários...essas distâncias são muito curtas para que utilizemos carro particular...se houvesse vontade política, vontade mesmo e uso produtivo do dinheiro público, há muito já haveria um sistema específico de transporte de massa entre esses espaços mencionados, que poderia servir de exemplo para outras cidades brasileiras e para o mundo. Entre outras coisas, em Brasília se gasta muito dinheiro para se manter um status besta e até mesmo idiota. Marcos Bas

Anônimo disse...

Roberto, o primeiro comentário saiu como de um anônimo, todavia foi escrito por Marcos Bas, músico.

Anônimo disse...

Muito interessante a sua idéia, sou arquiteto formado na UFSC a 13 anos e morando em Brasília a 3.

Adoro morar aqui pois é uma cidade que tem qualidade de vida excelente, principalmente quando eu comparo com a vida que eu levava em São Paulo, cidade em que nasci, vivi 18 anos, saí para estudar, voltei e passei mais 10 anos lá.

Eu vi a transformação dela desde meus tempos de moleque até hoje. Lembro da época em existia hora Rush, lembro da época em que a gente brincava na rua... Isso só pra falar sobre o que considero o dois maiores problemas de SP: o transito e a violencia.

Por isso eu acho que tem umas coisas que eu acho vou reviver aqui em Brasília.

Eu não atuo profissionalmente na área de urbanismo então não estou muito por dentro das políticas urbanas aqui do DF, se é que elas existem, mas gostaria de expor alguns pontos que vejo que estão realmente precisando de uma reflexão:

Imagino que daqui a 10 anos o trânsito aqui vai ser um inferno. Voce pode imaginar que daqui a 10 anos o DF vai ter o dobro de sua população atual? Se a média carro/hab se manter não vai caber! (a não ser que o Roriz continue a fazer suas maravilhosas avenidas, hehehe) porém se ele continuar a fazer sem um plano global não vai resolver nada.

E essas quadras comerciais do plano piloto? onde os carros vão estacionar?

e a fragmentação da malha viária no final da asa sul, o local onde tem o pior fluxo do plano?

e a EPTG e a estrutural, vias que hoje já estão próximas da capacidade máxima mas que tem um mega plano de expansão urbana para a região.

Vou terminando por hora concordando com meu antecessor só pra lembrar que solução pro trÂnsito não é viarismo, mas sim transporte publico.

Aproveito pra divulgar meu fotoblog OLHANDO BRASILIA, é um fotoblog sem muita pretensão onde publico fotos que vou tirando pela cidade mais como hobby do que qlqr outra coisa

http://olhandobrasilia.nafoto.net