quarta-feira, março 1

Vamos defender Brasília???


Essa é a nossa bela cidade, vista do alto, graças ao programa do Google, e é ela que quero defender. Cidade esta que foi criada de um sonho, das mãos nobres de homens que buscavam a felicidade para todo o povo brasileiro. Assim cito uma passagem do relatório do plano piloto de Brasília escrito pelo Arquiteto e Urbanista Lucio Costa:

"Ela deve ser concebida não como simples organismo capaz de preencher satisfatoriamente e sem esforço as funções vitais próprias de uma cidade moderna qualquer, não apenas como urbs, mas como civitas, possuidora dos atributos inerentes a uma capital. E, para tanto, a condição primeira é achar-se o urbanista imbuído de uma certa dignidade e nobreza de intenção, porquanto dessa atitude fundamental decorrem a ordenação e o senso de conveniência e medida capazes de conferir ao conjunto projetado o desejável caráter monumental. Monumental não no sentido de ostentação, mas no sentido da expressão palpável, por assim dizer, consciente, daquilo que vale e significa. Cidade planejada para o trabalho ordenado e eficiente, mas ao mesmo tempo cidade viva e aprazível, própria ao devaneio e à especulação intelectual, capaz de tornar-se, com o tempo, além de centro de governo e administração, num foco de cultura dos mais lúcidos e sensíveis do país."

E hoje o que vemos? Muitos dos ideais estão expressos na cidade e já foram mostrados Brasil a fora, porém ainda existem mazelas que assolam cotidianamente, como por exemplo, a falta de um sistema eficiente de transporte público; as invasões dos comércios locais vulgos "puxadinhos" que atrapalham a passagem de pedestres muitas vezes os próprios cadeirantes, deficientes visuais, dificultando a acessibilidade universal; a poluição visual de muitas das propagandas que ficam na W3, W4, L2, eixos e demais vias que até algumas estavam sendo retiradas pela SEFAU há algum tempo atrás; e demais problemas que enfrentamos no dia-a-dia, mas nos calamos ressentidos pela falta de atitude ou pelo nosso descrédito com os atuantes governamentais.

ASSIM A PROPOSTA DESSE BLOG É CRIAR UMA REDE DE COMUNICAÇÃO, UM LINK DE PESSOAS INTERESSADAS EM LUTAR PARA INTERPOR AS AÇÕES E MEDIDAS QUE DETERIOREM A CIDADE E TAMBÉM APRESENTAR SOLUÇÕES ATRAVÉS DO DEBATE PARA ESSAS MAZELAS QUE RONDAM POR AÍ.

A partir disso, recomendo a leitura do Relatório do Plano Piloto, dos textos Brasília Revisitada, ambos escritos por Lucio Costa, e também o decreto 10.829 de 14 de outubro de 1987 e a portaria nº 314 de 08 de outubro de 1992. Tentarei disponibilizar esses textos aqui no blog.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem vindo um blog de discussão e "propostas", devo ressaltar, sobre os problemas de nossa cidade, principalmente em um ano eleitoral. Parabeniso nosso ilustre bloggueiro, Roberto, pela iniciativa. Brasília está recheada de problemas, principalmente no âmbito do espaço físico, portanto proponho, roberto, que de início focalizemos nossas diligências(tópicos) em problemas específicos para não ficarmos vagos e realmentes sermos eficientes.
Proponho então, como muito bem colocado por você no tópico de abertura, a discussão sobre a utilização privada do espaço público, em pilotis cercados, jardins densos de blocos fechando a passagem e visão dos pedrestres, comerciais transpondo as circulações etc...
Mas principalmente, o que mais me toca de todos estes abusos é um sem a menor justificativa, o que alguns dos de cima podem ter, e que não para de crescer mesmo com notificações diversas... é o avanço de construções às margens e para dentro do nosso Lago Paranoá... é incrível como não se consegue nenhuma evolução sobre este assunto, tão recorrente em jornais escritos e em televisão no ultimo semestre... tenho muito material de denúncia.

Anônimo disse...

Amo Brasília...nela estou há 37 anos e nela me formei, trabalhei, fiz meus filhos, enfim, a história de minha vida está ligada ao crescimento da capital do País. Gostaria de caminhar pelas ruas da cidade, apreciar, a pé, seu belo por do sol, seus monumentos, jardins, edifícios, etc...Todavia, quem pode verdadeiramente caminhar com seus próprios pés em Brasília, sem correr o risco de ser atropelado? Nas W-3 norte ou sul ainda se consegue um pouquinho este feito...Mas, e nos outros locais? Para os caminhantes, os trajetos a pé nem sempre se interligam, de repente a calçada acaba e você se vê junto aos carros no asfalto...infelizmente, muitos jardins, árvores, gramados, mas Brasília aparentemente foi feita para automóveis, máquinas, e não me consta que seres humanos são máquinas...se eu estiver errado, alguém me conteste ou me explique como caminhar nesta cidade bonita como fazem outras pessoaas noutras cidades do mundo...e não me venham dizer que posso caminhar no parque da cidade, pois para chegar lá ou em qualquer outro parque tenho que usar o carro...abraços...Marcos

Anônimo disse...

Caminhar em Brasília está difícil pela falta de calçadas interligadas... Está. Mas sabe o que me chateia mais??? Os blocos com pilotis estão todos circundados com aquelas benditas cerquinhas vivas. E a desculpa é a preservação dos jardins dos prédios... Na minha quadra tem um bloco que simplesmente fechou aqueles acessos que ainda restavam nas estremidades para que os passantes que vinham de um supermercado ao lado não transitassem. A alternativa é passar ao redor. Ah, e só se for jovem e com bom condicionamento físico porque o desnível da calçada que restou não permite a nenhum cadeirante ou a nenhuma pessoa mais idosa transpor o obstáculo com facilidade. Para mim essa cerca viva é mania de propriedade, delimitação de território, é triste!

Rafa. disse...

Quis deixar registrado minha visita. Td adoro Brasilia, e acho que iniciativas como a sua fazem com que ela seja valorizada como merece.

Abraços
Rafaela Zakarewicz