terça-feira, junho 30

Selo Carbon Free

O Programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da eficiência ambiental de processos e produtos implementando em suas ações e métodos de produção o princípio do 3R+C: Redução do consumo, Reutilização de materiais, Reciclagem de rejeitos e, por fim, Compensação das emissões de CO2e.

Selo Carbon Free

Como funciona:

A Iniciativa Verde produz um inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE) utilizando uma metodologia desenvolvida pelo WRI (World Resources Institute) a partir de dados como consumo de energia elétrica e de combustíveis no transporte levantados através de um levantamento prévio. Os cálculos utilizados são científicos e têm como base as pesquisas do Painel Intergovernamental de Mudança Climáticas (IPCC - órgão formado por cerca de 2.500 cientistas de mais de 130 países, que dá embasamento às decisões da ONU relativas à mudanças climáticas, como o Protocolo de Quioto). A partir dos resultados do inventário é mais fácil de identificar as maiores fontes de emissão de gases de efeito estufa e promover, através de melhores práticas, a redução, a reutilização e a reciclagem. As emissões que não puderem ser evitadas são compensadas. Com o resultado do inventário em mãos, quantifica-se o número de árvores necessário para compensar as emissões. As árvores são plantadas em Áreas de Preservação Permanente (APPs), mais especificamente em áreas de matas ciliares degradadas no estado de São Paulo, em uma parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Onde pode ser usado:

Na comunicação da empresa, produto ou serviço que tiver suas emissões de GEE compensadas. Também se recebe um certificado com a quantidade de árvores que foram plantadas e as coordenadas geográficas do local do plantio.

Quais são as vantagens:

A calculadora verde está disponível neste site para todos, assim como uma tabela com as principais espécies de arbóreas de Mata Atlântica e dicas para plantá-las. Ou seja: qualquer pessoa pode calcular sua emissão de gás carbônico e plantar, por conta própria, as árvores para compensa-la. Esta é uma atitude que a Iniciativa Verde incentiva. Mas, para aqueles que querem fazer a compensação por meio da Iniciativa Verde, quais são as vantagens? Veja a seguir:

-- Por serem plantadas em áreas de proteção ambiental que se encontram degradadas, mais do que fixar carbono e contribuir para desacelerar o aquecimento global, colabora-se com o restauro de matas ciliares, ou seja, vegetação no entorno de rios, o que oferece um pacote de serviços ambientais que incluem preservação dos recursos hídricos, do solo e da biodiversidade local e regional.

-- A Iniciativa Verde utiliza as espécies do ecossistema da região do plantio, pois estas terão muito mais oportunidade de adaptação ao ambiente, além de garantirem a conservação da diversidade regional. Também considera o número de árvores por hectare e a diversidade de espécies (são no mínimo 80), o que é fundamental para os bons resultados de um projeto de restauro florestal.

-- Após o plantio das mudas, uma manutenção intensiva é realizada pela Iniciativa Verde em conjunto com parceiros locais durante dois anos. Este cuidado garante que as mudas se desenvolverão formando uma nova floresta. Após os dois primeiros anos os restauros são monitorados através de imagens de satélite. Devido ao caráter legal das áreas reflorestadas (Áreas de Proteção Permanente - APPs), a responsabilidade pela manutenção é também da polícia florestal, com controle de órgãos como o IBAMA e o Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN), sendo o corte das árvores considerado crime inafiançável perante a legislação ambiental brasileira

-- A Iniciativa Verde também contribui para o estímulo da economia local ao utilizar mão-de-obra da região onde ocorrem os plantios.

texto retirado do site: A Iniciativa Verde


Um comentário:

felipe botelho disse...

boa beto!
essa é a missão!!!!
abçs